O mercado está cada vez mais competitivo, há mais empresas nas diversas áreas de negócio, assim sendo, as empresas têm cada vez mais concorrência. A angariação e retenção de clientes têm sempre um custo para as empresas, mas só assim é possível assegurar a sobrevivência do negócio.
Para reter os clientes atuais é necessário saber quais os que estão em risco de sair e quais os motivos que os levam ao abandono. Só assim lhes poderá proporcionar novas experiências que vão de encontro às suas expetativas e desta forma evitar a sua perda.
Para medir o número de clientes que entram e saiem de uma empresa num determinado período de tempo é chamada de taxa de Churn ou, simplesmente, Churn. Pelas razões atrás evocadas a gestão do Churn é uma das principais tarefas das áreas de marketing das empresas.
Para conseguir gerir o Churn do seu negócio precisa de identificar os clientes em risco (clientes com maior probabilidade de abandonar a empresa). Para isso existem diferentes técnicas estatísticas ao seu dispor:
- Árvores de decisão – visualmente permitem-lhe identificar os grupos de clientes mais propensos a sair com base nas suas caraterísticas socio-demográficas que utiliza para a sua classificação.
- Redes Neuronais – com base na informação sobre atributos e características de cada cliente, identifica as relações entre elas e quais as que maior influenciam a decisão de sair.
- Regressão Logística – com base na informação sobre atributos e características de cada cliente, modeliza a probabilidade de cada um deles sair.
A unidade de consultoria de projetos da PSE detém o conhecimento necessário para apoiá-lo neste processo. Contate-nos.