Há agora três formas de aceder e analisar os dados.

 

A partir deste mês o acesso à informação de audiência da publicidade exterior ficará muito mais acessível, com o objetivo de ampliar e massificar a sua plena utilização no mercado publicitário português.

O nosso mercado terá agora três formas disponíveis para aceder à informação semanal de audiência do meio Outdoor. Estão disponíveis para todas as entidades interessadas e com condições comerciais especiais para as Agências de Meios e de Publicidade associadas da APAN da APAME e da APEIP.

Haverá uma forma de acesso que é inteiramente gratuita, apenas para Agências de Meios, por via de uma aplicação mais simples e limitada do programa web IDS, mas que, ainda assim, permite o acesso aos dados semanais de qualquer rede outdoor, bem como a respetiva análise de audiência pelos diferentes grupos-alvo sociodemográficos. Semana a semana. E mesmo que seja uma rede personalizada, para um cliente em concreto.

Ao mesmo tempo haverá o acesso ao programa “Planview OOH” num modelo comercial idêntico ao que acontece com televisão, sendo a PSE a licenciar diretamente às Agências de Meios os dados para este programa do Grupo Marktest, por um preço acessível.

Por último, em setembro próximo, a PSE libertará o programa web IDS Agency 2.0, que já incluirá um modulo de planeamento de meios. Será a versão portuguesa de um programa especializado para o planeamento de campanhas em Outdoor, utilizado em diversos países sendo o padrão internacional especificamente desenhado e especializado para Outdoor. Permitirá em simultâneo o planeamento com base na audiência, mas também com base na componente geográfica, nomeadamente a proximidade a pontos de interesse e outras particularidades espaciais do Meio Exterior. Nesta opção os clientes podem aceder, de imediato, aos resultados de qualquer rede ad’hoc personalizada que tiver sido construída por qualquer um dos Operadores OOH incluídos.

Ou seja, o mercado português terá, a partir de agora, diversas formas de acesso aos dados semanais da audiência da publicidade exterior, permitindo a todos a análise de redes comerciais ou de redes ad’hoc OOH.

Importa ainda dizer que o estudo da PSE, acreditado pela CAEM, audita um total de 55000 faces, onde naturalmente se encontram todos os principais operadores deste setor.

 

 

Consulte as notícias nos media:

Briefing – Audiência do Outdoor? PSE quer democratizar

Marketeer – PSE quer democratizar acesso a dados de publicidade exterior com novas soluções

Meios e Publicidade – PSE quer “ampliar e massificar” utilização dos dados de audiência em Outdoor

 

 

Nota Metodológica:

Introdução:

Este estudo produz, oficialmente desde 2020, dados de audiência da publicidade exterior, como estudo acreditado pela CAEM, para Portugal.

Nota Técnica:

Este estudo é o painel da PSE, com recolha de dados contínua através de monitorização de localização e meios de deslocação via aplicação móvel de um painel de 2500 indivíduos representativos do Universo com mais de 15 anos, residente nas regiões do Grande Porto, Grande Lisboa, Litoral Norte, Litoral Centro e Distrito de Faro. Este estudo implica uma APP instalada nos telemóveis da amostra participante. Assim monitorizamos a deslocação real da população, em cada hora do dia. Este estudo é realizado 24 horas por dia. Os dados são obtidos de forma rigorosa, via GPS e com o consentimento da amostra monitorizada. Para um universo de 6.996.113 indivíduos residentes nas regiões estudadas a margem de erro imputável ao estudo é de 1.62% para um intervalo de confiança de 95%.