Press Release PSE 02/2024
Comunicação PSE de 25 abril 2024
219 mil portugueses a comemorar
o 50º aniversário do 25 abril, em Lisboa
MAIS DO DOBRO, DOS ANOS ANTERIORES
Praticamente 3% da população com 15 e mais anos, esteve em Lisboa a comemorar o 25 de Abril por ocasião do 50ª aniversário da revolução, que terminou com os 48 anos de regime ditatorial.
A PSE, consultora de data science que estuda a mobilidade da população portuguesa, em continuo temporal, quantifica em 219 mil pessoas a dimensão das comemorações populares do dia 25 de Abril na capital portuguesa, ou seja, o número de pessoas que circularam a pé na zona do Marques de Pombal, Avenida da Liberdade e Praça do Rossio, por ocasião desta celebração.
Este valor é mais do dobro do verificado no ano anterior – que a PSE estimou em 105 mil pessoas – confirmando os testemunhos, publicamente noticiados, sobre a impressão de uma muito maior afluência este ano, que assim se confirma e qualifica, como se pode ver no gráfico seguinte:
62% dos participantes tinham Formação Superior
Curiosa é a composição sociodemográfica dos celebrantes da revolução, onde os géneros tiveram representados praticamente da mesma forma, mas com um pendor ligeiramente mais masculino do que feminino, com uma repartição 53% homens e 47% mulheres. O fator de maior diferenciação foi sem dúvida a instrução escolar. Na verdade 62% dos participantes tinham formação superior e apenas 6% tinham o ensino básico. Daqui resulta que 29% tinham o ensino secundário como habilitação. Este perfil reflete ser uma população bem mais instruída do que a média nacional, na composição dos manifestantes e celebrantes desta data.
Relativamente à classe social dos portugueses que participam nesta data, desde 2023 que tem existido estabilidade nesta distribuição, sendo que em 2024, em concreto, a distribuição foi: 20% eram da classe A/B, a mais elevada; 66% eram da classe C1/C2, ou seja, a Média e ainda 14% da classe D, ou seja a menos favorecida. Ou seja, podemos dizer que todas as classes estiveram bem representadas, mas com maior peso relativo, no entanto, para a Classe Média (C1/C2), fase ao perfil global, nacional.
A evolução do perfil por classe social, nos diversos anos, pode ser vista no gráfico seguinte:
Sobre as idades, a PSE indica que 44% dos presentes tinham 55 e mais anos, e que 22% estavam entre os 35 e 54 anos. Os jovens dos 15 aos 34 anos eram 34% dos manifestantes. Um valor acima da composição habitual na população portuguesa.
Em conclusão podemos dizer que os participantes pertencem a uma camada da população bastante instruída e informada, relativamente jovem, sobretudo de classe média, características também bastante comuns na população urbana residente na região metropolitana de Lisboa.
Contacto para mais informações
Paulo Caldeira – PSE OOH Panel Manager – 966121242 pcaldeira@pse.pt
Nota Metodológica
A PSE é uma empresa especialista em Data Science e Pesquisa Avançada que está no mercado desde 1994. Conheça-nos em www.pse.pt
INTRODUÇÃO: Este estudo produz, oficialmente desde 2020, dados de audiência da publicidade exterior, como estudo acreditado pela CAEM, para Portugal.
NOTA TÉCNICA: Este estudo é o painel da PSE, com recolha de dados contínua através de monitorização de localização e meios de deslocação via aplicação móvel de um painel de 3670 indivíduos representativos do Universo com mais de 15 anos, residente nas regiões do Grande Porto, Grande Lisboa, Litoral Norte, Litoral Centro e Distrito de Faro. Este estudo implica uma APP instalada nos telemóveis da amostra participante. Assim monitorizamos a deslocação real da população, em cada hora do dia. Este estudo é realizado 24 horas por dia. Os dados são obtidos de forma rigorosa, via GPS e com o consentimento da amostra monitorizada. Para um universo de 6.996.113 indivíduos residentes nas regiões estudadas a margem de erro imputável ao estudo é de 1.62% para um intervalo de confiança de 95%.