Press Release PSE 09/2024
Comunicação PSE de 11 setembro 2024
Houve menos -7,5% de dormidas do Portugueses
no Algarve, este verão
CONSIDERANDO SÓ JUNHO, JULHO E AGOSTO
Como é hábito, uma parte da população portuguesa, não residente no Algarve, deslocou-se, para o distrito de Faro, nos meses de junho, julho e agosto de 2024. Os dados do Painel de Mobilidade da PSE conseguem quantificar que este ano houve uma redução de -7,5% na quantidade de dormidas de portugueses não residentes, comparativamente com os mesmos meses do ano passado.
Este ano houve menos, a pernoitar no Distrito de Faro, cerca de -4,4 mil dormidas por dia, de portugueses não residentes habituais no Algarve, nestes meses, face ao ano passado. Note-se que este número abrange todo o tipo de alojamento que utilizarem no Algarve, sem distinção.
Fonte: PSE Painel de Mobilidade 2024.
Todos os três meses do ano tiveram uma descida, mas foi julho onde este decréscimo foi maior com -11,8%. Em agosto a redução foi de -5,3% e em junho -7,8%.
A PSE, é uma consultora de data science que é a única fonte que estuda a mobilidade da população portuguesa, com 15 e mais anos, em continuo, 24 horas por dia, 365 dias por ano, com detalhe por perfil sociodemográfico e inclui origens e destinos.
Nota Metodológica
A PSE é uma empresa especialista em Data Science e Pesquisa Avançada que está no mercado desde 1994. Conheça-nos em www.pse.pt
INTRODUÇÃO: Este estudo produz, oficialmente desde 2020, dados de audiência da publicidade exterior, como estudo acreditado pela CAEM, para Portugal. Para isso estuda, primeiramente, a mobilidade da população portuguesa 24 horas por dia, 365 dias por ano, em contínuo.
NOTA TÉCNICA: Este estudo é o painel da PSE, com recolha de dados contínua através de monitorização de localização e meios de deslocação via aplicação móvel de um painel de 3670 indivíduos representativos do Universo com mais de 15 anos, residente nas regiões do Grande Porto, Grande Lisboa, Litoral Norte, Litoral Centro e Distrito de Faro. Este estudo implica uma APP instalada nos telemóveis da amostra participante. Assim monitorizamos a deslocação real da população, em cada hora do dia. Este estudo é realizado 24 horas por dia. Os dados são obtidos de forma rigorosa, via GPS e com o consentimento da amostra monitorizada. Para um universo de 6.996.113 indivíduos residentes nas regiões estudadas a margem de erro imputável ao estudo é de 1.62% para um intervalo de confiança de 95%.