Mais de 272 mil pessoas frequentaram pelo menos um festival de verão, sendo que 81% tem entre 15 e 34 anos
O Painel de Mobilidade da PSE permite conhecer o comportamento da população em relação aos movimentos de mobilidade que faz, no Universo geográfico que estudamos em Portugal.
A PSE, com base no estudo de mobilidade, regista os movimentos das pessoas 24 horas por dia, 7 dias da semana, e consegue por isso determinar quantas pessoas foram aos festivais de música, bem como conhecer o seu perfil sociodemográfico.
Festivais considerados
Para esta análise contabilizamos apenas alguns dos principais festivais do verão de 2023, nomeadamente o NOS Primavera Sound (Porto), Sumol Summer Fest 2023 (Costa da Caparica), NOS Alive 2023 (Algés), Super Bock Super Rock 2023 (Meco) e ainda o MEO Marés Vivas 2023, (Vila Nova de Gaia).
Principais conclusões – perfil sociodemográfico dos festivaleiros
A primeira conclusão que tiramos é que houve mais de 272 mil pessoas que frequentaram, um ou mais destes festivais, em um ou mais dias, o que representa 3,9% do universo estudado.
Verificamos que o perfil do festivaleiro, por género é ligeiramente mais masculino do que feminino, em concreto, para cada 10 homens presentes haveria a presença de 8,9 mulheres.
Já no que respeita à classe social, há uma forte presença de elementos das classes superiores, A e B, representada nos festivais com um peso cerca de quatro vezes superior aos dos restantes segmentos da população portuguesa.
Em termos de idade dos festivaleiros, não existem aqui, naturalmente, muitas surpresas. De forma esmagadora, os festivaleiros têm entre 15 e 34 anos, grupo que tem uma forte afinidade com os festivais de música. Cerca de 81% dos participantes nos festivais de música, alvo desta análise, encontram-se nesse grupo etário.
Nota Metodológica
A PSE é uma empresa especialista em Data Science e Pesquisa Avançada que está no mercado desde 1994. Conheça-nos em www.pse.pt
INTRODUÇÃO:
Este estudo produz, além da monitorização da mobilidade, informação sobre a audiência da publicidade exterior, uma vez que é o estudo acreditado pela CAEM, para Portugal, desde 2020.
NOTA TÉCNICA:
Este estudo é o painel da PSE, com recolha de dados contínua através de monitorização de localização e meios de deslocação via aplicação móvel de um painel de 3000 indivíduos representativos do Universo com mais de 15 anos, residente nas regiões do Grande Porto, Grande Lisboa, Litoral Norte, Litoral Centro e Distrito de Faro. Este estudo implica uma APP instalada nos telemóveis da amostra participante. Assim monitorizamos a deslocação real da população, em cada hora do dia. Este estudo é realizado 24 horas por dia. Os dados são obtidos de forma rigorosa, via GPS e com o consentimento da amostra monitorizada. Para um universo de 6.996.113 indivíduos residentes nas regiões estudadas a margem de erro imputável ao estudo é de 1.62% para um intervalo de confiança de 95%.