Mas continua a ser o destino de eleição dos portugueses

 

A PSE desenvolve um estudo diário e continuo sobre a mobilidade da população, permitindo determinar e caracterizar os seus movimentos, nomeadamente as deslocações sazonais, na altura das férias de verão.

 

Se sabemos que o Algarve continua a ser o destino de eleição dos residentes em Portugal, vemos que este ano, durante o mês de junho, houve uma redução, face a junho do ano passado, em cerca de -26%, no número de pessoas que se deslocou para essa região algarvia, considerando-se apenas os residentes na AM Lisboa ou na AM Porto.

 

Esta tendência parece que se irá consolidar em julho (dados em análise), pois até 19 de julho, havia uma redução com a mesma magnitude, até ligeiramente superior, calculada em -27%, comparativamente ao mesmo período temporal, do ano passado.

 

 

 

Nota Metodológica

A PSE é uma empresa especialista em Data Science e Pesquisa Avançada que está no mercado desde 1994. Conheça-nos em www.pse.pt

 

INTRODUÇÃO:

Este estudo produz, além da monitorização da mobilidade, informação sobre a audiência da publicidade exterior, uma vez que é o estudo acreditado pela CAEM, para Portugal, desde 2020.

 

NOTA TÉCNICA:

Este estudo é o painel da PSE, com recolha de dados contínua através de monitorização de localização e meios de deslocação via aplicação móvel de um painel de 3000 indivíduos representativos do Universo com mais de 15 anos, residente nas regiões do Grande Porto, Grande Lisboa, Litoral Norte, Litoral Centro e Distrito de Faro. Este estudo implica uma APP instalada nos telemóveis da amostra participante. Assim monitorizamos a deslocação real da população, em cada hora do dia. Este estudo é realizado 24 horas por dia. Os dados são obtidos de forma rigorosa, via GPS e com o consentimento da amostra monitorizada. Para um universo de 6.996.113 indivíduos residentes nas regiões estudadas a margem de erro imputável ao estudo é de 1.62% para um intervalo de confiança de 95%.